A Academia Brasileira de Oftalmologia após intervalo adequado de maturação foi oficialmente constituída em Fevereiro deste ano.

Congrega os oftalmologistas brasileiros com título de Doutorado para estimular o conhecimento oftalmológico nacional, contribuindo ao desenvolvimento da identidade científica brasileira em oftalmologia.

A Academia Brasileira de Oftalmologia é uma pessoa jurídica de direito privado de caráter científico e cultural sem fins lucrativos. Colaborará com atividades de ensino de Graduação e Pós Graduação, Pesquisa e Extensão Universitária.

Estimulará a geração e difusão do conhecimento em oftalmologia, através de ações específicas, independentemente e junto a órgãos de fomento privados e públicos. Dessa maneira contribuirá para a melhora qualitativa do corpo Docente e estimulará a formação de Doutores em todo o país.

São membros titulares Médicos Oftalmologistas com doutorado em Medicina expedido em curso de Pós Graduação, aprovado pela CAPES vinculados formalmente à Disciplina de Oftalmologia em curso de Graduação em Medicina ou a cursos de Pós Graduação Strictu Sensu na área de Oftalmologia ou Ciências Visuais. Ainda são membros titulares, Oftalmologistas com titulação de Livre Docência e ou Professor Titular, obtido em concurso público.

São membros Associados os médicos oftalmologistas com doutorado em Medicina expedidos em curso de Pós Graduação pela CAPES e sem vínculo atual com cursos de Graduação e ou Pós graduação

São membros Aspirantes os médicos oftalmologistas regularmente inscritos como alunos em cursos de Pós Graduação, oficial da CAPES com a finalidade de Mestrado ou Doutorado.